A última sexta-feira marcou um encontro significativo entre a gestão do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM) e uma comitiva representando a etnia Matis, do vale do Javari. Liderada pelo Cacique da Aldeia Xëxë Wassa, Bina Tuku, a delegação discutiu temas abrangentes, desde o acesso ao ensino superior para os povos indígenas até iniciativas para captação de recursos.
Durante a reunião, a Diretora do INC/UFAM, Professora Dra. Marinete Mota, e o Coordenador Administrativo, TAE Me. William Rafhael, receberam a comitiva, que incluía Tumi Wassa Matis, Presidente da Associação de Artesãos Matis, Binin Bechu Matis, Conselheiro da Associação, Luis Fernando Nina da Silva, Assessor da Associação, e Deizimar Freitas, ex-vice-prefeito de Atalaia do Norte.
O Cacique Bina Tuku expressou contentamento ao conhecer a universidade e comprometeu-se a levar a perspectiva de acesso à educação superior para os jovens indígenas de sua aldeia. Além disso, enfatizou a importância de divulgar as ações da universidade no Vale do Javari.
Mesmo com a ausência do Coordenador Acadêmico, Prof. Me. Antônio Vagner, devido a uma reunião externa, a pauta abordou aspectos fundamentais para fortalecer a parceria entre a universidade e a comunidade indígena. Ao final da visita, a comitiva teve a oportunidade de explorar a estrutura do Instituto e manifestou o compromisso de retornar, consolidando a colaboração em prol da população indígena.
Foto: INC/UFAM